Inicial > Uncategorized > Gestantes de primeira viagem

Gestantes de primeira viagem

Pegou o resultado do exame, tá grávida, e agora?

ou

Minha amiga querida tá grávida, como eu posso ajudá-la a por esse ser no mundo do melhor jeito possível?

Eu defendo o parto natural, defendo o parto com parteira, e defendo o parto domiciliar. O Lucas, meu filho, nasceu em casa de parto natural.

Acho que por isso algumas amigas me procuraram ao engravidar, e mesmo amigas de grávidas me procuram para obter algumas informações sobre parto natural.

Fiz abaixo um micro resumo do que foi importante pra mim quando engravidei com livros, vídeos, links e grupos de apoio dentro e fora da internet. E claro, o tópico parto “normal” x cesariana.

Cesariana x Parto Vaginal

Cesariana é ótima para os 10% dos partos em que ela é realmente necessária, quando salva vidas.

Então por que alguns hospitais particulares fazem mais de 80% de cesarianas? Saiba que para os médicos, que ganham os mesmos 300 reais do convênio fazendo um parto normal de 27 horas e uma cesariana de 2h com hora marcada, é muito conveniente que as mulheres se achem incompetentes como mamíferas!! Veja aqui os Mitos e Fatos sobre o parto.

Quem deseja um parto natural ou mesmo um parto humanizado com anestesia, deve procurar um bom profissional particular, pedir indicações, fugir do convênio.

Para quem está na dúvida sobre fazer ou não uma cesariana, o livro “A cesariana” de Michel Odent [ótima leitura, recomendo] e o livro Parto Normal ou Cesárea?
O que toda mulher deve saber (e homem também) de A. C. Duarte e S. G. Diniz são essenciais para se tomar uma boa decisão.

Bons livros que eu li na gestação:

Nascido no mar – Chris Griscom

Mulheres contam o parto – Adriana Tanese Nogueira

Nascer Sorrindo – Frederick Leboyer

A cientificacao do amor – Michel Odent

Vídeos:

O bebe mais feliz do pedaço

Amamentação sem mistério

Bons links sobre parto ou amamentação:

http://www.partodoprincipio.com.br

http://www.maternidadeativa.com.br/

http://neonatologiakk.blogspot.com/

livro arte de amamentar

grupo de discussão para gestantes e tentantes de parto natural em são paulo:

no yahoo: http://br.groups.yahoo.com/group/materna_sp/

na vila madalena: GAMA, rua Natingui, 380 – reunião gratuita às quintas das 20h às 22h30. Mais infos aqui.

Curso

Eu fiz o curso de preparação para o parto no GAMA, com a Ana Cristina Duarte e gostei muito.

Massagem e preparo físico

Eu fiz massagem ayurvédica a gestação toda e no finzinho a massagem mágica da Vilma Nishi.  Mas depois me arrependi de não ter feito yoga e se pudesse, contrataria uma preparadora física no início da gestação, por que podem ser muuuitas horas de trabalho intenso para o corpo, e algumas posturas e movimentos podem ficar difíceis.

Doulas

Outra coisa que para mim foi essencial na hora P foi ter uma doula – beijo, Marianne! Doula é um ANJO que fica ali do seu lado o tempo todo, exercendo um papel que nem marido, nem mãe, nem médico, nem parteira, nem enfermeira exerce. Apoio físico, emocional, massagem, orientação. Saiba mais sobre doulas aqui.

Depois que nascer

Quem puder, contrate ajuda pelo menos pelos 3 primeiros meses do bebê. Embora todo mundo alerte, não acreditamos que será tão difícil, mas é. Especialmente se o bebê tiver cólicas… A mãe de recem-nascido não vai ter tempo de arrumar cama, limpar casa, cozinhar, lavar louça, lavar roupa, mal penteará os cabelos, escovará os dentes às 3h da tarde pela primeira vez no dia e pra comer e tomar banho tem que contar com ajuda ou sorte.

Amamentação

Pode não ser tão simples como se imagina! Estar bem informada é fundamental, eu recomendo o video ‘amamentação sem mistério’, veja o link na listinha de videos acima. Rachaduras, empedramento, apojadura [descida do leite alguns dias depois do parto] podem ser desafios maiores que imaginamos. Informe-se com uma doula, ou mesmo ligue para um banco de leite para uma orientação. Só não acredite que seu leite é fraco ou é pouco, fuja de pediatra que disser isso. Só quem ganha com essa bobagem é a Nestlé e mais ninguém.

boa hora!

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário